A UNEI SURGIU EM 1992, COM A UNIÃO DE PESSOAS QUE FAZIAM PARTE DE QUATRO REPRESENTAÇÕES NEGRAS NA CIDADE DE ITU, COM O NOME DE UNIÃO NEGRA ITUANA. DENTRE SEUS FUNDADORES ESTÃO JUSTINA DE ARRUDA, DJALMA DOS SANTOS, ABIGAIL DE ALMEIDA, BENEDITO SAMPAIO, ENTRE OUTROS.
O OBJETIVO DA UNEI, HOJE, É COMBATER A DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA, INSERIR O NEGRO NA SOCIEDADE, EM TODAS AS ÁREAS.
A UNEI INICIOU OS SEUS TRABALHOS COM A REALIZAÇÃO DA MISSA AFRO BRASILEIRA., QUE ACONTECEM TODO DIA 20 DE NOVEMBRO, NA IGREJA DE SÃO BENEDITO, QUE FICA NA RUA SANTA CRUZ, 600, CENTRO DE ITU, QUE FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA. A MISSA FOI TRAZIDA PARA A COMUNIDADE PELA PASTORAL DO NEGRO EM 1993, ATRAVÉS DO CELMU (CENTRO ECUMÊNICO DE FORMAÇÃO) E ATUALIZAÇÃO LITÚRGICO-MUSICAL, E É BASEADA EM TEXTOS E MELODIAS CRIADOS PELO PADRE REGINALDO VELOSO E ADAPTADA PELA COMUNIDADE NEGRA ITUANA, QUE INSERIU NO REPERTÓRIO OUTRAS CANÇÕES POPULARES, CRIADAS POR COMPOSITORES ORIUNDOS DA CULTURA NEGRA BRASILEIRA COMO DONA IVONE LARA, SOMBRINHA, CLARA NUNES, ENTRE OUTROS. COMPOSTA POR ELEMENTOS DA CULTURA AFRICANA, BRASILEIRA, INDÍGENA E EUROPÉIA, ESSE CULTO TEM POR OBJETIVO MOSTRAR O SINCRETISMO RELIGIOSO EXISTENTE NAS MANIFESTAÇÕES SACRAS DO NOSSO POVO PROCURANDO INFORMAR E DIFUNDIR A HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL, E PRINCIPALMENTE RESGATAR SUA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA NA PRODUÇÃO CULTURAL DO PLANETA. CALDEIRÃO DE POESIA E IDÉIAS, ESSE TRABALHO É PONTUADO POR CANÇÕES COM DIVERSAS VARIAÇÕES MELÓDICAS E RÍTMICAS (SAMBA, AFOXÉ, BAIÃO, TOADA). SUAS LETRAS TRAZEM A INFLUÊNCIA DOS DIALETOS NAGÔ E TUPI-GUARANI, SE FUNDINDO COM A LINGUAGEM RELIGIOSA DO CRISTIANISMO. SEUS CÂNTICOS SÃO ACOMPANHADOS POR ATABAQUES, BERIMBAUS, VIOLÕES E AGOGÔS, AS VOZES DOS COMPONENTES DA UNEI NOS REMETEM AOS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS DE DIGNIDADE, AMOR E AMIZADE. O CENÁRIO QUE COMPÕEM O CULTO É CONSTITUÍDO PELA NATUREZA DAS PLANTAS E FLORES, COM MUITA GINGA, SUINGUE E VESTIMENTAS COLORIDAS. DURANTE TODA A CELEBRAÇÃO O BALÉ AFRO DE MOÇAS, RAPAZES E CRIANÇAS ILUMINAM DE PAZ E ALEGRIA CADA CANTO DA IGREJA.
APESAR DE SEREM ARRANCADOS DE SUAS TERRAS PARA SEREM ESCRAVIZADOS, ESTE É O LEGADO QUE A ÁFRICA GENEROSAMENTE DISTRIBUIU PELOS LUGARES ONDE SEU POVO APORTOU.
FICHA TÉCNICA MISSA AFRO DE ITU - DJALMA DOS SANTOS (VOZ E ATABAQUE), PAULO JAMAIKA (BERIMBAU), FÁTIMA, CAMILA, GIZELDA (CORAL), EDVALDO SANTANA (REGENTE CORAL E VIOLÃO), SAMPAIO (PANDEIRO), MARINALVA E VANILDA (COORDENADORAS TÉCNICAS), ALESSANDRA, WALTER, MARCILENE, MARIA CLÁUDIA, ADEMIR (AUXILIARES TÉCNICOS), PADRE RENILTON FONTES (CELEBRANTE).
A MISSA JÁ FOI REALIZADA EM OUTRAS CIDADES COMO SALTO, ITAPETININGA, JUNDIAÍ, CAMPO LIMPO PAULISTA E LOUVEIRA.
ALÉM DA MISSA A UNEI PARTICIPOU DO EDITAL DE PONTOS DE CULTURA, EM 2009, E CONQUISTOU-O, TORNANDO-SE PONTO DE CULTURA COM O PROJETO "CASA DA CULTURA AFRO DE ITU".
A DIÁSPORA AFRICANA, UM TRABALHO DA UNEI, COM A REALIZAÇÃO DE WORKSHOPS NAS ESCOLAS, MOSTRANDO A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NEGRA NO MUNDO, QUE DÁ ORIGENS A OUTROS RITMOS MUSICAIS COMO O ROCK, O REGGAE, SAMBA, TANGO, ENTRE OUTROS, COM A PROPOSTA INTEGRATIVA ENTRE OS ALUNOS.
APRESENTAÇÃO DO BALÉ AFRO EM DIVERSOS MUNICÍPIOS COMO FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL NEGRA, ELEVANDO A AUTO ESTIMA DOS PARTICIPANTES, FORMADO POR INTEGRANTES MEMBROS DA COMUNIDADE NEGRA DE ITU.
A UNEI TAMBÉM SE APRESENTOU NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITU COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS TAIS COMO: AMARRAÇÃO DE ROUPA AFRO, DANÇA AFRO, JONGO, OFICINA DE BONECAS NEGRAS, OFICINA DE HIP-HOP, CONTADORA DE HISTÓRIA E PALESTRA AOS PROFESSORES SOBRE ARTE AFRICANA - SHOW MUSICAL.
OS CURSOS, OFICINAS, ENCONTROS, SEMINÁRIOS E PALESTRAS FAZEM PARTE DO CURRÍCULO DA UNEI, COM PARCERIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SOBRE A LEI FEDERAL 10.639/2003, ATUAL LEI 11.645/2008; ANEMIA FALCIFORME, COM PARCERIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA OS GESTORES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE; VII ENCONTRO DE MULHERES NEGRAS – CÂMARA MUNICIPAL E PREFEITURA MUNICIPAL DE ITU DIAS 27 E 28 DE JULHO DE 2007 COM PARCERIA DO GRUPO DE MULHERES NEGRAS NIZINGA MBANDI DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA – SP E O APOIO INSTITUCIONAL DO CONSELHO DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA DO ESTADO DE SÃO PAULO; 1ª OFICINA INTEGRADA DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS E LIDERANÇAS SOCIAIS SOBRE QUESTÕES RACIAIS – PARCERIA COM O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO E FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
E TEMOS MUITO MAIS TRABALHOS PARA OFERECER EM 2012. CONHEÇA A UNEI, QUE FICA NA RUA PAULA SOUZA, 492, SALA CRISTAL, CENTRO, ITU (ESPAÇO FÁBRICA SÃO LUIZ), DE SEG. A SEX., DAS 13H ÀS 17H. CONTATO PELO FONE (11) 4024-5011, (11) 2429-0649 OU (11) 7391-9775. E-MAIL uniaonegraituana@hotmail.com OU unei@uniaonegraituana.org.br. SITE: www.uniaonegraituana.org.br.
AXÉ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário